Pages

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Brincadeiras infantis

Brincadeiras de roda!

A brincadeira tem origem europeia e hoje também agrega elementos do folclore brasileiro, com algumas personagens e histórias da tradição oral do país. É uma ótima opção de entretenimento para grandes grupos de crianças, porque todos conseguem participar ao mesmo tempo. Além disso, as músicas têm um rico valor cultural, que contribui para a formação do repertório dos pequenos. O mais legal é que os jogos podem ser feitos em qualquer lugar, já que não exigem muitos recursos a não ser um pouco de espaço.
Outro aspecto importante das brincadeiras de roda é que elas ajudam as crianças a se soltar e perder a inibição, já que requerem que os pequenos olhem uns nos olhos dos outros, fiquem no meio da roda e cantem. Também estimulam a expressão corporal e a sentimento de coletividade, pois todos os jogos dependem da interação do grupo. São ótimas atividades para promover a socialização entre as crianças.
Organizar a brincadeira é fácil. É só juntar as crianças de mãos dadas em um círculo e pedir para que se sentem. A partir daí, são várias as sugestões de jogos, como batata quente, corre cotia, cabra cega, elefantinho colorido, passa anel e estátua. Com certeza, você acabou de recordar outras mil músicas e passatempos, não é? O site da Infoescola traz uma lista enorme de ideias para colocar a criançada para pular e brincar. E os adultos não precisam ficar de fora! A diversão é para todas as idades.
Se agora bateu aquela saudade dos tempos de criança, chame seus filhos e cante para eles algumas das músicas que fizeram parte da sua história. Elas vão se animar para brincar também. E, sempre que possível, insira essas canções no dia a dia dos pequenos, porque elas enriquecem a educação e ajudam no desenvolvimento infantil ao estimular a imaginação. Existem até mesmo alguns canais especiais dedicados às cantigas infantis, que possuem coletâneas completas para ouvir, cantar junto e relembrar.
Extraído de:www.blogger.com/post-creat.g?blogID

0 comentários:

Postar um comentário